VAR

A copa das surpresas e dos gols no segundo tempo

A Copa do Mundo de Futebol da Rússia, em 2018 ficou marcada pela estreia do VAR (árbitro de vídeo), e dentro de campo, as pessoas tem desfrutado de um bom futebol, em um clima muito diferente, num país que todos julgávamos “fechado”. Eis que a copa é capaz de unir nações e quebrar paradigmas, e está se tornando épica.

Que essa copa está sendo uma caixinha de surpresas, isso todos sabemos. Nenhum dos favoritos, além da seleção da França, conseguiu chegar muito longe, e os jogos foram marcados por emoção a flor da pele, como toda e qualquer partida de futebol em competições com mata-mata.

Dentre as grandes emoções que os torcedores dos países participantes tiveram, uma chama a atenção. O fato é que 22% dos gols marcados em toda a competição aconteceram nos últimos 10 minutos da partida, descontando as decisões por pênaltis, que deixam qualquer um roendo as unhas. Bem-dito o ditado: “O jogo só acaba depois do apito juiz, não existe jogo ganho”.

Todos os gols nos últimos minutos até os jogos das semifinais

Se fizermos uma retrospectiva desde a fase de grupos podemos citar os seguintes confrontos, que deixaram os seus respectivos torcedores aflitos até os últimos minutos. Vou citar alguns dos jogos, o jogo da Rússia contra a Arábia Saudita, 2 gols nos últimos minutos foram feitos depois dos 45 minutos do segundo tempo.

Na partida do Uruguai contra o Egito, o único gol foi feito aos 44 minutos do segundo tempo. Já entre Irã e Marrocos, o único gol da partida aconteceu aos (pasmem) 50 minutos do segundo tempo. Entre Portugal e Espanha, Cristiano Ronaldo fez um gol aos 43 do segundo tempo de jogo.

A França também garantiu a vitória sobre a Austrália aos 35 do segundo tempo. Inglaterra também garantiu a vitória sobre a Tunísia nos últimos minutos da partida, aos 46 do segundo tempo. No jogo entre Polônia e Senegal um dos gols da partida aconteceu aos 41 do segundo tempo. Dos três gols da Croácia sobre a Argentina, dois foram feitos aos 35 e 46 minutos do segundo tempo.

Na vitória do Brasil contra a Costa Rica, os dois gols do Brasil aconteceram aos 45 e 49 minutos do segundo tempo. No jogo entre Sérvia e Suíça, um dos gols foi marcado aos 45 minutos do segundo tempo. Na partida entre Bélgica e Tunísia, foram 2 gols, aos 45 e 48 minutos do segundo tempo.

Entre México e Coreia do Sul…

A Coreia diminuiu a diferença no placar com um gol aos 48 minutos do segundo tempo. A vitória da Alemanha sobre a Suécia se deu com um gol aos (pasmem de novo) 50 minutos do segundo tempo. E mais um gol (pasmem, mais uma vez!) aos 50 minutos do segundo tempo aconteceu na partida entre Arábia Saudita e Egito. O Uruguai ampliou a vantagem no jogo contra a Rússia aos 45 minutos do segundo tempo.

O gol de empate do Irã em partida contra Portugal saiu aos 48 minutos do segundo tempo. O empate entre Espanha a Marrocos, ficou marcado por dois gols na reta final, um deles aos 36 minutos e outro aos 46 minutos, ambos no segundo tempo. Entre Islândia e Croácia um dos gols da partida aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo.

O gol da vitória da Argentina contra a Nigéria aconteceu aos 41 minutos do segundo tempo. A vitória da Coreia do Sul sobre a Alemanha aconteceu nos últimos minutos, e os dois gols da partida aconteceram aos 47 e (agora é para ficar em estado de choque) 52 minutos do segundo tempo. No empate entre Suíça e Costa Rica um dos gols foi marcado aos 48 minutos do segundo tempo.

Esses são apenas os gols que aconteceram no final dos jogos da fase de grupos, nem dá para acreditar. Caminhando para a fase do mata-mata, ainda tivemos mais jogos com gols na reta final da partida. Nas oitavas de final, os jogos que ficaram por conta da emoção dos últimos minutos foram inesquecíveis irei citar alguns. Logo de cara, no primeiro jogo, França contra Argentina, apesar da derrota argentina, um dos 3 gols da seleção foi feito aos 48 minutos do segundo tempo.

A seleção brasileira…

Em sua vitória sobre o México, fez um de seus 2 gols aos 43 minutos do segundo tempo. Na vitória da seleção belga sobre o Japão, o gol do desempate e da virada aconteceu aos 49 minutos do segundo tempo. O gol que levou a Colômbia à disputa de pênaltis contra a Inglaterra aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo. Porém a seleção colombiana perdeu nos pênaltis.

Avançando mais um passo e chegando nas quartas de final, sim senhor, temos mais um jogo que deixou os torcedores de Rússia e Croácia em um verdadeiro teste de nervos. No tempo regular, o jogo ficou empatado em 1 a 1, na prorrogação, a Croácia fez um gol aos 10 minutos do primeiro tempo, mas 15 minutos depois a seleção Russa voltou a empatar, no segundo tempo de prorrogação.

O jogo foi para os pênaltis e a vitória foi da seleção croata. Nos dois jogos da semifinal a emoção não deixou por menos, e o jogo da vitória da seleção da Croácia sobre a seleção da Inglaterra aconteceu no segundo tempo da prorrogação. Esse fato leva a seleção croata pela primeira vez na história a uma decisão da copa do mundo, contra a então favorita seleção Francesa.

Gols nos últimos minutos: Na final também?

Depois de tantos gols em momentos surpreendentes não dá para dizer que essa copa não vai entrar para a história. Por meio desses resultados é possível perceber que as seleções se encontram cada vez mais preparadas e a disparidade entre seleções tradicionais em copas e seleções relativamente novas na competição não é tão grande. Qual a sua aposta para a final da copa do mundo de 2018? França, que já vem com o emblema de uma das favoritas desde o início da competição, ou Croácia, a seleção que não desiste até o último minuto? Com certeza será um jogo de grandes lances e de muita emoção, e quem sabe, de um gol lá no finalzinho, uma prorrogação ou até mesmo disputa de pênaltis!