Russia 2018 World Cup, os melhores times
Um dos eventos mais esperados do mundo esportivo, não só pelos amantes do futebol, acontece esse ano na Rússia – A Copa do Mundo – aonde os países com os grandes times de futebol vão disputar o título de melhor time e levar a taça para casa. A Copa do Mundo é disputada a cada quatro anos, geralmente durante os meses de Junho ou Julho, aonde o inverno não é tão rigoroso quando disputada no Hemisfério Norte, nem o verão tão desgastante quando disputada no Hesmisfério Sul.
A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, e essa será sua 21ª edição, sendo a segunda sediada na Ásia, quando em 2002 a Coréia do Sul e o Japão receberam as seleções e torcedores do mundo todo. Entretanto, apenas 32 países podem participar do evento, uma seleção que acontece durante as diversas etapas classificatórias em cada continente, respeitando os critérios da FIFA – The Fédération Internationale de Football Association – que estipula a garantia de participação de todos os continentes e do país que está sediando o evento.
Depois da escolha das 32 melhores seleções, a FIFA organiza um evento transmitido em tempo real para todo o mundo para o sorteio dos grupos e primeiros jogos, datas, e locais dos eventos. Para a Copa do Mundo da Rússia, a FIFA dividiu os grupos em oito, e estipulou que apenas dois países Europeus poderiam haver em cada grupo antes do sorteio ser realizado, devido ao alto nível das equipes Européias, evitando assim que seleções fortes se enfrentassem logo na primeira fase.
O sorteio acontece da seguinte maneira, oito grupos serão formados com quatro seleções em cada grupo, mas o sorteio é feito, a partir de quatro potes com oito seleções em cada, assegurando que o grau de dificuldade de cada grupo formado fique semelhante; sendo que na primeira posição, previamente definida, fica a dona da casa, que no caso de 2018 é a Rússia. Para pertencer ao seleto grupo dos oito, é preciso que nas eliminatórias da Copa, o país esteja classificado entre um dos sete melhores no ranking da FIFA.
Os favoritos habituai
Missão quase impossível entre os países da Europa e da América do Sul, que conta com campeões mundiais e jogadores considerados os melhores do mundo pela FIFA.
Para a Copa do Mundo de 2018, os cabeças-de-chave, ou melhores times por países, são a Alemanha, o Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, a Polônia, e a França além da Rússia.
Os oitos melhores irão ser distrubuídos através de sorteios entre os oito grupos da Copa. Seguidos dos oito melhores times por país: a Espanha, o Peru, a Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, e Croácia. Entre os dois primeiros grupos as diferenças são bem pequenas, e quando essas seleções se enfrentarem, dependendo da posição em que caiam no sorteio, os resultados realmente não poderão ser considerados como definidos.
Já no pote três, a tendência de sair um vencedor da Copa são bem pequenas, são eles, a Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, e irã. Bem como acontecer de algum país do último grupo chegar as semifinais, composto pela Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coréia do Sul, e Arábia Saudita. O sorteio, que foi realizado em Dezembro de 2017 em Moscou, originou oito grupos compostos de quatro seleções que irão se enfrentar na primeira fase da competição. Originando dois times que passarão para a segunda fase, composta de dezesseis times originando as oitavas de finais, seguindo das quartas de finais, semifinais, e a grande final esperada para o dia 14 de Julho em São Petesburgo.
Dentre os países favoritos, o Brasil continua sendo um dos grandes favoritos, porque além de possuir grandes jogadores como o Neymar Jr. e o Dani Alves, ergueu a taça 5 vezes. A Alemanha, atual campeã mundial, ergueu a taça quatro vezes e conta com um time repleto de estrelas, a começar pelo técnico Joachim Low, Timo Werner, e Sandro Wagner. A Argentina também é sempre um perigo para quem a enfrenta, pois além de ter sido campeã mundial duas vezes, conta com um dos melhores e mais éticos jogadores do mundo, o Lionel Messi. Pelo mesmo motivo, Portugal ganha destaque, pois, quem não quer ter o melhor atacante do mundo- Cristiano Ronaldo – eleito pela FIFA, por somente 5 vezes?
Surpreendentemente, a Itália, quatro vezes campeã mundial está fora do campeonato, uma pena já que conta com grandes estrelas. A Espanha, a França, e a Inglaterra foram campeãs mundiais apenas uma vez, mas pela qualidade da UEFA – Liga Européia – e pela qualidade dos jogadores também oferece medo para quem for enfrentá-las, assim como o Uruguai, campeão duas vezes, e a Colômbia, times que possuem grandes talentos individuais como o Suárez, e o Radamel Falcao, mas futebol se joga com 11 mas o técnico, certo?
Times esperados para as quartas e semifinais
Esperadas para as quartas de finais estão as seleções do Brasil, Alemanha, Argentina, França, e a Espanha. Mas não será muita surpresa ver os nomes do Uruguai, Colômbia, Portugal ou Inglaterra figurando entre eles dependendo da chave em que caírem durante a competição, que acontece no sistema mata-mata a partir das oitavas de final.
As chaves foram montadas de tal forma que a partir das oitavas de final, os grupos se enfrentam mutuamente, oferecendo a chance de qualquer time avançar, e ao mesmo tempo evitando confronto de gigantes nas fases iniciais da competição.
Imagem a ser recuperada para o Carioca
O Brasil precisa mehorar a imagem criada na última Copa do Mundo pela goleada tomada da Alemanha, mas conta com o técnico Tite para reverter o quadro; e continua sendo apontada como a favorita para levar a taça pelos principais jornais do mundo como o Aujourd’hui en France, e também pelos torcedores locais, os Russos, que apóiam a seleção e seus craques sem o menor espírito de rivalidade.
Já os apostadores de Vegas afirmam que a a Alemanha têm o melhor time e vai levar a Copa pela segunda vez consecutiva para a casa, a seleção vem quase completa e preparada para empatar em títulos com o Brasil; não vai faltar sangue nos olhos, mas para se enfrentarem mutuamente, se ambas forem as primeiras dos seus grupos, só na semifinal, aonde o Brasil enfrentaria a Alemanha e a Argentina a Espanha ou França. Portanto uma final entre as seleções da Alemanha e da Argentina poderia ser esperada. Inesperado mesmo só o Brasil torcer para a Argentina golear a Alemanha de 7 x 1. Não vai dar para perder nenhum lance, façam suas apostas!