Aonde os melhores tenistas se reúnem
O open de madrid é aonde os melhores tenistas do mundo se reúnem. Esse torneio é um torneio recente disputado dentro do moderno complexo tenístico da Caja Mágica. O evento distribui 4,77 milhoes de euros e o campeao vai levar 1000 pontos no ranking mundial, alem de ele levar para a casa um otimo premio em dinheior de 585.800 euros. Até 2008 o torneio era disputado no final do ano, em uma quadra dura e coberta. Todos os campeões lá que ganham sao grandes jogadoes. Um pouco de historia sobre o torneio, a primeira edicao foi vencida por Andre Agassi, em 2002 que hoje ainda joga. De todos os campeões, Só David Nalbandian e Andy Murray jamais foram número um do mundo.
Em 2011, o tenis brasileiro voltou a figurar nas semifinais de master com Thomaz Belluci, Algoz de Murray e Berdych nas quadras de Madri. O torneio se tornou, permaneceu e pertence a elite mundial de torneios de tenis. Esse torneio, faz parte do circuito que é chamado Masters 1000 da ATP masculina e do Premiere Mandatory da WTA feminina, sendo o mais importante do género a seguir aos Grand Slam. O open de Madrid é um dos poucos torneios abertos a nivel mundial em que se disputam simultaneamente os torneios cas categorias feminina e masculina. A Caja Mágica, desenhada por Dominique Perrault é a sede do Mutua Madrid Open desde o ano 2009. É um complexo de tenis moderno e impressionante, relatos de pessoas que falam que é o mais bonito, cuja principal caracteristica é contar com tres courts com capacidade para disputar jogos ao ar livre, mas tambem podendo ser fechado caso o tempo nao ajude. Esse campo tem seu sistema de coberturas móveis, por isso facilita tanto fazer um jogo fechado, caso o tempo mude repentinamente ou for programado. O campo do Caja Mágica é então um dos campos mais modernos e tecnologicos.
Apostando nos melhores, os protagonistas
Um dos tenistas mais famoso é o Rafael Nadal, ele foi cinco vezes vencedor do Mutua Madrid Open. Esse ano ele está no torneio para defender o seu titulo de campeao, no X aniversario do torneio, que representa uma das semanas mais importantes do circuito do tenis mundial. Este ano o torneio contara com muitos nomes de peso do tenis mundial, a representacao espanhola individual feminina é uma delas, sendo esta edição sendo uma das com mais presenca local e mais numerosa dos ultimos anos. Essa edicao vai ser a decima, contata com a participacao feminina de Garbiñe Muguruza, Carla Suárez, Lara Arruabarrena, Sara Sorriber e Georgina García, sendo as tres ultimas convidades especiais para disputar o torneio.
Mudando para a categoria masculina estarão presentes alguns tenistas famosos, existe no tenis o chamado Wild Card que é uma oportunidade para algum tenista participar do Mutua Madrid Open, dentre eles o escolhido foi o Pablo Andújar, agora os outros foram convidados pela organizacao do torneio, tal como Roberto Carballés Baena e Guilhermo García López. Agora se formos para o quadro de vencedores do torneio, mostra como é evidente da sua importancia. Tais como, o Andre Agassi ganhou em 2002, Juan Carlos ferreno em 2003, Marat Safin em 2004, Rafael Nadal que ja ganhou cinco, contando eles de 2005, 2010, 2013, 2014 e 2017. Na competição feminina algumas campeãs importantes como Dinara Safina em 2009, Aravane Rezai em 2010, Petra Kvitová em 2011 e 2015, por ultimo para nao ficar uma lista muito extensa a Serena Williams em 2012 e 2013.
Como o Open de Madrid funciona
Os tenistas tem a obrigação de defender a cada ano os pontos que foramo obtidos na temporada anterior. Quer dizer se um jogador tem 250 pontos na semana quartoze de um ano, a segunda feira da semana 15 do ano seguinte estes mesmos pontos serão descontados e sao adicionados aos obtidos na atual temporada. Isso tambem implica que, se um jogador nao comparecer a uma das competicoes, esses pontos serao removidos de qualquer maneira, deixando o competidor sem nada. Porem, há restrições, para os tenistas que terminarem um ano no top 30, os seguintes pontos do torneio sao obrigatorios, dentre eles esta o Grand Slam, oito Masters 1.000 que se resume em nove jogos, quatro World Tour 500 e os dois melhores torneios, que ja jogou no World Tour 250 e Challengers.
Os que ficaram de fora desse grupo, conseguiram pontos obtendo os quatro Grand Slam e os oito Masters 1.000 (se conseguir um lugar) e nos seis melhores torneios restantes. Caso estes jogadores nao tenham conseguido jogar o Grand Slam ou o Masters 1.000, eles poderao substituilos por torneios menores, como o World Tour 250 e o Challenger. Alem disso, os jogadores que terminarem a temporada entre os oito jogadores com mais pontos adicionados naquele ano acessarão o “Master of Masters” que é um torneio no qual voce tambem pode adicionar pontos, mas somente esses jogadores podem jogar. A Copa Davis é outra de uma das oportunidades para arrumar pontos. Desde 2009, suas eliminatorias tambem somam no ranking, quando comparado a o torneio dos 500.
Por este motivo somente contaram se um tenista nao poder jogar com número maximo de torneios permidos em sua categoria. Caso esse jogador tiver jogado todos esses, podera substituir o resultado por outro obtido no Devis, tornando-o habilitado para participar no torneio principal, pelo mesmo motivo que todos tenistas procuram e acabam achando, essas são as regras para participar do torneio. Então fica assim, durante 52 semanas os jogadores pontuam de acordo com os resultado obtidos nos diferentes torneios. Ele é atualizado toda segunda-feira, exeto quando eles jogam o Grand Slam (Open Austrália, US Open, Wimblendon e Roland Garros) porque duram quartoze dias. Não só ordena os jogadores, mas tambem serve para ver quem tem acesso a jogar um Grand Slam ou um Master 1000 tornando-se assim um dos melhores do mundo, ser reconhecido, ganhar premios e mais premios em dinheiro e patrocinio para ficar despreocupado. Todos os tenistas sao apaixonados pelo Open de madrid, e agora voce acabou ter entender um pouco mais como funciona e as regras do torneio, assista e nao se arrependera.